O PODER DA PALAVRA

O PODER DA PALAVRA

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Heb. 4.12

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. Heb. 4.12

Estas duas traduções do versículo acima, vão fazer com que entendamos melhor sobre o Poder que a Palavra do Senhor tem em nos exortar, corrigir, consolar, aconselhar e ao mesmo tempo, fazer com que o estudante da Bíblia, chegue à maturidade, a estatura de varão perfeito.

Qual a melhor estratégia para encorajar crentes desanimados? O autor da carta aos Hebreus responde: a Palavra de Deus. Ela é o remédio para o desanimo. Ela é a mais poderosa fonte de encorajamento. O versículo acima nos ensina que a Escritura é poderosa para fortalecer a nossa fé e estimular a nossa diligência espiritual, aliás, a palavra de Deus é o alimento que sustenta, estimula e firma nossa fé. À medida que conhecemos mais o Senhor e a sua palavra, a nossa fé torna-se mais genuína e as dúvidas vão aos poucos desaparecendo, porque aprendemos pouco a pouco confiar no Senhor, descansando e crendo que o Senhor vai suprir todas as nossas necessidades.

Entendemos que a Palavra de Deus é Divina, pois sua natureza é sobrenatural. Ela foi escrita por homens sim, porém homens que serviam ao Deus único e verdadeiro, com obediência, e estes foram dirigidos e inspirados por Deus para escreverem a mesma. O recado saiu do coração de Deus para o nosso coração. Apesar de ter vários autores em diferentes épocas, todos os livros e assuntos se encaixam perfeitamente.

Ela é um manancial de vida, pois quando esta palavra atua no coração de um indivíduo, a mudança é notada por todos e este indivíduo que trilhava por caminhos de morte, passa a ter vida eterna, abundante e sem igual. Mesmo que tentem destruí-la não conseguem, pois esta palavra jamais poderá morrer ou ser destruída. Os anos passam e tudo passa junto com os anos, mas a palavra de Deus permanece viva e atual.

A Palavra de Deus atua de maneira eficaz. É produtiva e eficiente naquilo que se propõe. É útil em seus propósitos de convencer, educar, julgar e consolar. Atua progressivamente na vida daquele que ouve e a obedece.

É sem dúvida a maior fonte de ensinamento, capaz de formar um caráter sadio em que a lê.

Ela sem dúvida é cortante e por isso é chamada de espada. Corta como uma espada de dois gumes, ou seja, fere a todos que nela tocam. Ela é capaz de cortar todos os excessos que estão nos atrapalhando seguir a jornada rumo ao céu produzindo frutos que jorram para a eternidade. Ela é capaz de cortar o nosso orgulho, tornando-nos humildes e assim vamos nos submeter às ordens do Altíssimo.

Se ela é cortante é também penetrante. Penetra as superfícies mais duras e resistentes. É afiada a ponto de ir onde nenhuma outra coisa pode ir. Ela penetra em corações de carne e também de pedra. Ela é tão penetrante que transforma a rebeldia em obediência, porque penetra até a consciência do indivíduo, ensinando o mesmo se curvar diante da Majestade do Senhor Deus.                                                                                        Separa coisas parecidas e aparentemente confusas. Separa o falso do verdadeiro. Aceita e apoia o correto, mas abomina o erro. Há quem diga que esta Palavra é discriminadora, mas creio que ela ativa em nossa consciência a lucidez.

Podemos considera-la ainda como disciplinadora, pois ela faz com que o indivíduo deixe de andar segundo o seu ego, para andar em total submissão à vontade do Senhor.

Esta palavra expõe o nosso interior revelando-nos tudo aquilo que está no nosso coração. Quando a palavra penetra em nosso coração para nos dar discernimento, enxergamos quão pecadores somos e o quanto necessitamos do perdão e da salvação do Senhor. O discernimento é próprio e produtivo para todos os momentos da vida, nos ajudando nas escolhas, atitudes, pensamentos e tudo mais que necessitarmos.

A sabedoria existente neste livro precioso vem do Alto, vem do coração de Deus. Ela nos ensina a temermos a Deus e o sábio Salomão disse que o Temor ao Senhor é o princípio da sabedoria. A Palavra de Deus tem uma resposta sábia para cada pergunta que a pessoa tem em mente, retirando todas as suas dúvidas.

Quem sabe deveríamos nos aproximar de Deus em oração da seguinte maneira: Deus gracioso, eu confesso que tenho resistido em ouvir a tua voz pelas páginas das Escrituras. Mas a partir de hoje comprometo-me a ouvir-te diariamente através de sua leitura. Eu sei que Ela é verdadeira e que devo me submeter totalmente aos seus ensinos que me farão crescer em estatura e graça. Seus conselhos são preciosos e úteis para qualquer circunstância.

Creio que com o corre, corre da vida esquecemo-nos de olhar para esta arma poderosa, a Palavra de Deus, que é viva, atual, repleta de dados importantíssimos, riquíssima em testemunhar o poder de Deus e com isso vamo-nos enfraquecendo a cada dia, tentando lutar contra a maré.

Devemos gastar o nosso tempo, considerando cada palavra contida neste livro Maravilhoso, para que possamos vencer os obstáculos que a vida nos apresenta.

“Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles, não há tropeço”. Sal.119.165

 

                                  Paulo Roberto Magri

                        Casa de Oração – Uberaba MG

paulorobertomagri@hotmail.com

 

 

2 Responses to O PODER DA PALAVRA

  1. VIAGENS MISSIONÁRIAS
    Site:
    http://veredasmissoes.blogspot.com.br
    Email:
    abnartes@bol.com.br
    Telefone:
    (74) 9966-3839
    Face:
    https://www.facebook.com/abnaias.duraes.5
    Pregando o EVANGELHO a toda criatura
    ás margens de todo rio SÃO FRANCISCO e nos
    POVOADOS DO INTERIOR DA BAHIA
    distribuindo Cestas básicas,roupas e calçados etc…
    como JESUS mandou…
    CONTA MISSIONÁRIA:
    Bradesco
    Agência: 3601-3
    Conta Poupança: 1001608-8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*
To prove you're a person (not a spam script), type the security word shown in the picture. Click on the picture to hear an audio file of the word.
Anti-spam image