HERÓIS DA FÉ

HEROIS DA FÉ

Quando falamos de heróis da fé, a primeira coisa que nos vem à mente é o fato de que eles eram pessoas diferentes de nós. Só que eles eram pessoas como nós, com as mesmas paixões e problemas, facilidades e dificuldades, porém o diferencial talvez seja que eles creram piamente nas promessas do Senhor Deus. Eles eram pessoas comuns que confiaram no Senhor em meio a problemas, precipícios e muralhas que a vida oferece. No livro de Hebreus, capítulo 11 e verso 1 diz: ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. Um exemplo especial deixado pelos heróis da fé é o fato de que eles não viram a chegada do Messias prometido, mas creram que Ele viria e foram salvos crendo nessa promessa.

Todos eles eram seres humanos, sujeitos às mesmas coisas que nós, porém pela sua confiança em Deus, através de sua fé venceram os obstáculos terrenos, conseguindo assim dar um bom testemunho.

Outro texto que me impressiona é o verso 6 do mesmo capítulo acima citado: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

Sem este alicerce inabalável chamado fé é impossível agradarmos a Deus, pois nossa vida irá agradá-lo quando formos obedientes à sua palavra, que por consequência são as ordens, os mandamentos do Senhor, para um viver diário em sua presença. Chego a pensar que nosso viver em alguns momentos, ao invés de ser para a glória de Deus, é para a vergonha do seu nome e um péssimo testemunho aos que nos rodeiam.

Viver vidas que agradam ao Senhor deveria ser nossa primeira meta a ser desenvolvida e alcançada, pois a partir do momento que resolvemos viver dessa maneira, as outras coisas, podemos ter certeza de que serão acrescentadas no momento de nossa necessidade.

Nossa fé deve ser vivida e demonstrada em todos os momentos para que as pessoas à nossa volta, possam sentir que Deus existe, está guiando nossa vida com cuidado e amor e que é galardoador daqueles que o buscam.

Gosto muito de observar este capítulo 11 de Hebreus porque o acho completo na forma do escritor encarar os fatos: ele os narra com nomes, dando detalhes importantes, mencionando as ocasiões em que os servos foram provados para que possamos entender e permitir que o Senhor fortaleça nossa fé. Quando chega ao verso 32 ele diz: “E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas”.

Gosto de pensar que a lista dos heróis da fé não poderia parar por aqui, mas ainda tinha muitas pessoas para serem lembradas, por causa da sua confiança em Deus e o escritor destacou algumas coisas que homens e mulheres passaram, ou vivenciaram por causa da sua fé. São estes os destaques:

Subjugaram reinos.

Praticaram a justiça.

Obtiveram promessas.

Fecharam a boca dos leões.

Extinguiram a violência do fogo.

Escaparam ao fio da espada.

Da fraqueza tiraram força.

Fizeram-se poderosos em guerra.

Puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos.

Alguns foram torturados, não aceitando o seu resgate, para obterem superior ressurreição.

Outros por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões.

Foram apedrejados, provados, serrados ao meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados.

Homens dos quais o mundo não era digno, errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.

Creio que essas alternativas acima são provas mais do que suficientes que o capítulo nos fala de pessoas comuns, que viveram neste mundo sob o comando e orientação do nosso Senhor. Que maravilha quando pensamos e descobrimos que a fé não é algo distante e impossível para os dias de hoje. Para que a nossa fé seja viva e eficaz, devemos colocar nosso ser totalmente a disposição do Senhor, obedecendo-o em tudo e confiando na força do seu poder, aguardando suas promessas.

“DEUS É FIEL E NÃO TARDARÁ CUMPRIR SUAS PROMESSAS”.

                                                                                                        Paulo Roberto Magri

                                                                                             Casa de Oração – Uberaba MG

                                                                                                     paulorobertomagri@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*
To prove you're a person (not a spam script), type the security word shown in the picture. Click on the picture to hear an audio file of the word.
Anti-spam image